Pages

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Personagens - Sam

Samwise Gamgee (ou Sam Gamgee), filho de Hamfast Gamgee, é um dos personagens principais da trilogia O Senhor dos Anéis.
Sam é um hobbit, seres com mais ou menos a metade da altura de um humano, de pés grandes e peludos, que habitam a Terra Média.
Como uma punição por bisbilhotar a conversa de Gandalf com Frodo sobre o Um Anel, Sam foi nomeado companheiro de Frodo em sua empreitada até Valfenda/Rivendell, Na verdade, Sam acaba adorando, pois seu sonho sempre foi conhecer elfos.
Já em Valfenda/Rivendell, Sam escuta escondido o Conselho de Elrond, onde recusa-se a deixar Frodo ir sem ele até Mordor.
Inicialmente, Sam só foi um bom companheiro, caracterizado pelo interesse em Elfos e talentoso na declamação e composição de poemas. Posteriormente ele se mostra muito corajoso, não deixando de cumprir suas responsabilidades como companheiro, protetor e amigo.
Quando Frodo encontrou Gollum, que um dia foi dono do Um Anel, Sam imediatamente desprezou-o, e avisou Frodo que ele não merecia a confiança, suspeitas confirmadas quando Gollum conduziu Frodo até uma caverna, onde Laracna, uma aranha monstruosa o devoraria.
Sam e Frodo atravessam várias adversidades, e por fim destroem o Anel na Montanha da Perdição, com uma ajuda providencial e involuntária de Gollum, já que Frodo tinha sido dominado pelo Anel e não conseguia se desfazer dele, mas Gollum arrancou o dedo em que Frodo usava o Anel, e acaba caindo no vulcão e morrendo junto.
Depois da Guerra do Anel, Sam casou-se com Rosinha Villa, e mudou-se para Bolsão com Frodo. Teve treze filhos: Elanor, a Bela, Frodo, Rosa, Merry, Pippin, Cachinhos Dourados, Hamfast, Margarida, Primavera, Bilbo, Rubi, Robin e Tolman.
Quando Frodo partiu, no fim da Terceira Era, Sam herdou Bolsão, assim como o Livro Vermelho do Marco Ocidental, para que Sam continuasse a história.
Na Quarta Era, Sam foi eleito sete vezes seguidas como prefeito do Condado.
Depois da morte de sua mulher, Sam deu o Livro Vermelho a sua filha Elanor, a Bela, e deixou o Condado. Não foi visto mais na Terra-média, e diz-se que, por ter sido por um tempo um Portador do Anel, ele conseguiu o direito de partir para as Terras Imortais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário