Pages

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Personagens - Bilbo Bolseiro










Filho de Bungo Bolseiro e Beladona Tûk, teve uma vida perfeitamente normal até completar a pacata idade de 50 anos (o que é menos do que parece, já que os hobbits vivem mais do que nós, e sua maioridade só acontece aos 33 anos). Então Gandalf, o Cinzento, convenceu-o a partir em uma jornada em companhia de Thorin Escudo de Carvalho e mais doze anões (Fili, Kili, Óin, Glóin, Balin, Dwalin, Bifur, Bofur, Bombur, Ori, Nori, Dori) em busca do tesouro dos anões que fora saqueado por Smaug, o dragão. Esta aventura, na qual Bilbo descobriu um "Anel do Poder", está narrada no livro "O hobbit". Nesta aventura, Bilbo é denominado o "ladrão" da comitiva. O ladrão era, no caso, a pessoa que realizava os trabalhos difíceis e arriscados - o que o hobbit achava inviável, já que sua vida no Condado era acomodada. Partindo nessa longa viagem com os anões, Bilbo passou por várias dificuldades, como encontros com trolls, wargs, orcs e com o próprio Gollum.
Em dado momento da viagem, após a comitiva passar por uma enrascada com os orcs da montanha, Bilbo se vê perdido em uma caverna escura, sem noção de espaço e tempo. Lá, encontra um lago e, ao lado, encontra um anel: o Um. Porém, o hobbit ainda não sabia a importância e os poderes do objeto e apenas guardou-o no bolso sem mais. Embora o local parecesse inóspito, uma estranha criatura vivia ali: Gollum. Bilbo encontrou-o e, com ele, jogou adivinhas. Se o hobbit ganhasse, Gollum lhe mostraria a saída; se perdesse, serviria de alimento para a repugnante criatura. Bilbo vence com uma adivinha considerada "trapaça" ("O que eu tenho nos bolsos?"), mas pede que o outro cumpra sua parte no acordo. Gollum, que guardara o anel por longos anos e sabendo que podia tornar-se invisível com ele, planejou usá-lo para matar o hobbit trapaceiro. Mas, não encontrando o objeto, entende que Bilbo o "roubara". Então, dá início a uma terrível perseguição, onde Bilbo, mais uma vez, sai vencedor ao encontrar a saída do local, onde orcs faziam a guarda.
No fim da aventura, Bilbo tem de enfrentar Smaug, o dragão que roubara o ouro dos anões. E consegue. Como recompensa, ganha a armadura de mithryl (dada a Frodo em "O Senhor dos Anéis"), feita da mais nobre e cobiçada prata dos anões: leve e quase impossível de ser perfurada. Mais tarde, já idoso, Bilbo deu o anel para seu jovem sobrinho, Frodo Bolseiro. As aventuras de Frodo para destruir o perigoso objeto são narradas em "O Senhor dos Anéis".
Quando estava bem velho, Bilbo partiu para Valinor em companhia de Frodo, Gandalf e Galadriel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário