Pages

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Erebor





A Montanha Solitária, ou Erebor em Sindarin, era uma montanha que ficava a leste da Floresta das Trevas e a oeste das Colinas de Ferro.
A Montanha Solitária (Monte Erebor) possui este nome por constituir na paisagem regional como uma forma isolada. Devido a sua posição geográfica favorável e seu isolamento, do alto da montanha há uma impressionante vista de uma boa parte da Terra Média, principalmente da região de Rhovanion e áreas adjacentes. Do alto pode-se observar ao sul o Lago Comprido e a cidade de Esgaroth que dista a 48 quilômetros bem como o reino de Valle (Dale) entre a Cidade e a Montanha. Também se pode verificar o rio Corrente fluindo em direção ao sudeste até chegar em sua foz no grande mar interno, o Rhûn.
Do alto de Erebor e olhando para o oeste tem-se uma importante visão da Floresta das Trevas setentrional e mais ao oeste a cadeia das Montanhas Sombrias. Para o norte avista-se a região planáltica do Urzal Seco; é desta porção da Terra Média que veio o Dragão Smaug e de onde ambos se reproduziam, e mais ao norte, as Ered Mithrin (as Montanhas Cinzentas). Estes domínios estão a uma distância aproximada de 80 quilômetros de Erebor.
Para o leste têm-se as amplas e mais orientais planícies de Rhovanion até chegar ao importante reino dos anões localizado nas Colinas de Ferro, antigo lar de Dáin-Pé-de-Ferro que posteriormente mudou para Erebor. As vastas Colinas de Ferro estão a 208 quilômetros nas suas porções mais ocidentais e seus domínios orientais estão a 560 quilômetros.
Erebor foi colonizada inicialmente por Thráin I, que veio com uma grande parte do povo de Dúrin após fugir de Moria e fundou o reino sob a montanha em 1999 da Terceira Era.
O reino foi diminuído por um tempo (entre 2190 e 2590) em número e glórias enquanto os reis do povo de Durin residiam nas Ered Mithrin, mas dragões fizeram com que Thór retornasse a Erebor em 2590.
A fama e a riqueza de Erebor cresceu por quase duzentos anos até que em 2770 Smaug atacou o reino anão e passou a residir em Erebor com seu tesouro onde permaneceu até 2941, quando foi perturbado por Thorin e sua companhia e morto por Bard.
Dáin II restabeleceu o Reino Sob a Montanha e seus salões tornaram-se novamente belos e seu povo rico. Durante a Guerra do Anel Erebor foi cercado por forças dos orientais, mas após a queda de Sauron os anões e os homens de Valle eliminaram os atacantes. Na Quarta Era Erebor era independente mas foi aliado e protegido do reino reunificado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário