Pages

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Personagens - Legolas

Legolas Greenleaf (conhecido como Légolas Verdefolha ou Légolas Folha Verde), foi um elfo Sindar, filho de Thranduil, rei da Floresta das Trevas. Em 3019 da Terceira Era, Legolas foi a Rivendell como mensageiro dos elfos de sua terra. Lá participou do Conselho de Elrond, onde se juntou à Sociedade do Anel representando toda a raça élfica.
Legolas é filho (aparentemente único) de Thranduil, rei do norte da Floresta das Trevas. Apesar de seu pai ter aparecido ativamente no livro O Hobbit (chamado apenas de Rei-Élfico) Legolas teve sua primeira aparição no livro A Sociedade do Anel durante o Conselho de Elrond. Ele foi o representante do povo élfico na Sociedade do Anel que levou o anel ao sul. Quando a Sociedade do Anel partiu de Lothlórien, o presente que Legolas recebeu foi um arco longo dos Galadhrim, junto com outros presentes que Galadriel e Celeborn deram a ele e aos outros da Sociedade, como capas élficas e lembas.
Legolas acompanhou a Sociedade até o combate em Amon Hen, de onde seguiu com Aragorn e Gimli em sua jornada por Rohan perseguindo os Uruk-hai que haviam capturado alguns de seus amigos.
Legolas mais tarde recebeu um aviso de Galadriel (por meio de Gandalf, que retornara da morte):
"Legolas Verdefolha, o bosque é teu lar!
Alegre viveste. Cuidado com o Mar!
Se na praia gaivotas gritarem por ti,
Descanso jamais acharás por aqui."
Junto com os cavaleiros de Rohan e ao lado de Gimli e Aragorn, Legolas lutou na Batalha do Abismo de Helm, a grande fortaleza de Rohan.
Os três caminharam através da Senda dos Mortos para tomar os navios dos Corsários em Pelagir e então embarcarem para a Batalha dos Campos de Pelennor.
Após a 2ª Guerra do Anel, Legolas viajou pela Terra-Média com Gimli para que ambos pudessem cumprir suas promessas: viajaram às Cavernas Brilhantes e à Floresta de Fangorn.
Os Anões são tradicionais rivais dos elfos na Terra-média, e uma raça não tem muito apreço pela outra por causa de alguns incidentes no passado (talvez o Saque de Doriath feito pelos anões tenha sido o maior deles), mas a relação entre Legolas e o anão Gimli parece não levar isso muito a sério. Inicialmente na Sociedade eles discordavam um do outro, mas logo o companheirismo em batalha os transformou em grandes amigos. Mesmo depois do fim da Guerra do Anel continuram algumas aventuras juntos, e é dito que Legolas tenha construído um barco e navegado com Gimli para Valinor.
A idade de Legolas é um objeto de bastante especulação, pois não há nos livros nenhuma fonte especificando corretamente sua idade, portanto aqui há apenas algumas suposições:
Acredita-se que Legolas seja um elfo jovem, mas a única certeza é que ele tem mais de 500 anos, pois é dito no livro que 500 anos seriam pouco na vida de um elfo como ele (elfos atingem a maioridade entre os 50 e 100 anos), além dele próprio dizer, quando está em Rohan, "Não o vejo... Há uns 500 verões...".
Além disso, em nenhum dos importantes momentos das Eras anteriores ele é mencionado. Ele também afirma que a primeira vez que foi a Lorien foi junto da Sociedade do Anel, o que permite a suposição de que ele não estava junto de seu avô, Oropher, quando este deixou Lorien e fundou seu reino em Mirkwood, a Floresta das Trevas, no meio da Segunda Era, o que o colocaria como um dos elfos mais jovens da Terra-média.
Apesar disso, em O Senhor dos Anéis, Legolas muitas vezes refere-se a seus companheiros de viagem como "crianças", e quando chega a Fangorn, diz que se sentia jovem de novo pela primeira vez desde que havia partido com a comitiva.
O livro também nunca menciona a cor dos cabelos de Legolas, mas seu pai, Thranduil, possui cabelos dourados. Os sindar, de modo geral, têm cabelos claros. O autor menciona, no entanto, o fato de o elfo ser muito belo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário