Pages

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Personagens - Saruman

Saruman é um dos personagens principais da trilogia de O Senhor dos Anéis. Mais comumente chamado Saruman, o Branco. Saruman foi o primeiro dos 5 magos a chegar na Terra-média, ao fim do ano 1000 da Terceira Era. Ele era o mais velho da Ordem e Gandalf o reconhecia como chefe dos Istari.
Por 2000 anos, e talvez mais, ele vagou pelo Leste da Terra-média, e pouco foi ouvido sobre ele no Oeste. Ele tinha retornado, de qualquer forma, pelo ano 2463 da Terceira Era, já que estava presente na fundação do Conselho Branco, sendo eleito seu chefe (apesar de Elrond e Galadriel terem preferido Gandalf para assumir tal posição).
Foi por volta deste tempo que Saruman começou a estudar os Anéis do Poder, sua história, tradição e os segredos de sua forja.
No ano 2759 da Terceira Era, foram dadas a ele as chaves de Orthanc pelo então regente de Minas Tirith, o Regente Beren. E assim o mago fez de Orthanc a sua morada. Ele continuou suas pesquisas sobre a sabedoria dos anéis.
Saruman também era acostumado a observar as estrelas do pináculo da Torre, tendo desenvolvido técnicas para isso.
Ele visitou Minas Tirith para pesquisar a história dos Anéis, e encontrou no meio de velhos livros e pergaminhos a história da morte de Isildur e a perda do Anel Governante.
Em 2851, na Terceira Era, o Conselho descobriu evidências que o Necromante de Dol Guldur era realmente Sauron que havia retornado. Muitos dos Sábios queriam atacar a fortaleza e colocar Sauron para fora, mas Saruman foi contra isso, e dissuadiu o Conselho de armar um assalto. Foi apenas depois de 90 anos passados que ele demonstrou piedade e ajudou o Conselho no assalto a Dol Guldur, expulsando Sauron de volta a Mordor. O conhecimento de Saruman foi vital na vitória, como Gandalf disse – "Foi com os artifícios de Saruman que expulsamos Sauron de Dol Guldur".
Dentre os imensos poderes de Saruman, pode-se citar dois destaques: sua sabedoria e a sua voz. A sua voz, bem como o seu discurso eram extremamente convincentes, como fica demonstrado no capítulo "A Voz de Saruman" no livro As Duas Torres através da fala de Gandalf:
"E Saruman tem poderes que você nem imagina. Tomem cuidado com a voz dele!"
Ou ainda no mesmo capítulo em outra passagem:
"De repente, uma outra voz falou, suave e melodiosa, seu próprio som um encantamento. As pessoas que escutavam aquela voz desavisadamente mal conseguiam reportar as palavras que tinham ouvido; e quando conseguiam titubeavam, pois pouca força restava nelas. A maior parte do que conseguiam lembrar era o prazer que sentiram ao ouvir a voz falando, e que tudo que ela dissera parecera sábio e razoável despertando neles um desejo de, mediante um acordo rápido, parecer sábios também".
Quando o Conselho ponderou sobre os Anéis do Poder, Saruman exclamou que suas pesquisas mostravam que o Um Anel tinha sido perdido para sempre. Mais tarde foi mostrado que ele não acreditava nisso, de qualquer forma, e o próprio estava procurando o "Um", tendo secretamente se rebelado contra o Conselho.
Ele construiu um exército de Lobos e Orcs por conta própria e tomou controle do único poder próximo a Isengard, as terras de Rohan, através de seu agente Gríma.
Em Julho do ano 3018 da Terceira Era, quando ele estava pronto para revelar-se, Saruman armou uma cilada para Gandalf, usando Radagast para atraí-lo a Orthanc. Quando Gandalf veio, Saruman revelou que havia forjado um anel por si próprio, e que não mais era Saruman, o Branco, mas sim Saruman de Muitas Cores - Saruman esperava que o segredo do Um Anel permanecesse com ele, ou ao menos se prevenir que Gandalf mesmo o tomasse para si.
Gandalf consegue fugir de Isengard através do auxílio de Gwaihir, fato importante, afinal é com o auxílio de Gandalf que Théoden posteriormente arma seu povo em defesa aos ataques de Saruman.
São os Ents que destroem Isengard e aprisionam o mago em sua torre, lá ele será expulso da ordem tendo o seu cajado quebrado por Gandalf que já havia voltado como o Branco.
Saruman consegue persuadir os seus captores a deixa-lo partir e assim investe sem sucesso contra seus "pequenos inimigos", os Hobbits do Condado, lá ele mantém um breve domínio até a chegada de Frodo, Sam, Merry, e Pippin que armam uma resistência ao mago.
É no final deste conflito que o mago é traído por Gríma que cortou a sua garganta, no dia 3 de Novembro da mesma Era.
"Para o assombro dos circunstantes, ao redor do corpo de Saruman formou-se uma névoa cinzenta que, subindo lentamente a uma grande altura qual a fumaça de uma fogueira, pairou sobre a Colina como um vulto pálido e amortalhado. Por um momento vacilou, olhando para o Oeste; mas do oeste veio um vento frio, e o vulto se curvou, e com um suspiro dissolveu-se em nada." (O Expurgo do Condado - O Retorno do Rei)

Nenhum comentário:

Postar um comentário