Pages

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Personagens - Thorin



Thorin Escudo-de-Carvalho, nascido Thorin II Escudo-de-Carvalho. Ele era o líder da Companhia de Anões que visam recuperar a Montanha Solitária de Smaug, o Dragão. Thorim é um anão, membro do Povo de Durin, ele é filho de Thráin II e neto do grande Rei Thrór.
Nascido no ano 2746 da Terceira Era, Thorin foi mandado para o exílio pelo dragão Smaug em 2770, juntamente com os outros anões sobreviventes. Na batalha de Azanulbizar em 2799, quando tinha apenas 53 anos (uma idade nova para um anão) marchou com um exército anão poderoso em Nanduhirion abaixo da Leste-porta de Moria. O escudo de Thorin era quebrado e usou galhos de árvore para defender-se, assim ganhando o apelido ou sobrenome "Oakenshield" que significa Escudo-de-Carvalho.
Thorin tornou-se Rei no exílio dos povos de Durin como Thorin II Escudo-de-Carvalho após seu pai, Thráin II, que havia desaparecido. Não demorou nem um século para que Thorin decobrisse que seu pai tinha sido capturado e torturado até a morte por Sauron. Trabalho duro, fazendo muitas vezes coisas que até o momento nem tinha experiência em saber e teve uma dose de prosperidade nas Montanhas Azuis, entretanto nunca fosse muito feliz lá, desde que o dragão e Erebor não saiam de seus pensamentos.
Em O Hobbit, ele e outros doze anões, na maior parte seus parentes ou membros da tribo de Durin, visitaram Bilbo Bolseiro. O conselho de Gandalf era empregá-lo como um assaltante, para roubar de volta o tesouro dos anões de Smaug. Além do tesouro, Thorin queria em especial a Pedra Arken, o coração da montanha. No terceiro livro da saga O Senhor dos Anéis é mencionado que Gandalf se encontrou com Thorin em Bree, em um dia completamente ao acaso e que aí decidiram se empreender na questão do tesouro.
Thorin é descrito como sendo muito sério e raramente sorrindo. Fala de seu repouso nas Montanhas Azuis como sendo um "alojamento pobre no exílio". Mesmo sendo mais velho na época de O Hobbit, ainda era muito capaz e um ótimo guerreiro. Foi o único, que no episódio, não foi pego totalmente de surpresa pelos Trolls, e ele lutou bravamente junto com Gandalf contra os goblins. Mesmo assim, sua liderança não é particularmente distinta, e então ele não mostra muita sabedoria. Thorin é o primeiro a ser capturado pelos Duendes-Madeira e insiste que os outros anões não divulguem sua captura. É o primeiro a emergir dos tambores na Cidade do Lago e dos marços até aos líderes da cidade, declarando-se como o rei Sob a montanha.
Thorin ficou furioso quando Bilbo roubo a Pedra Arken para ser usada como troca com um arqueiro chamado Bard. O conflito chamado A Batalha dos Cinco Exércitos começou com o ataque da montanha dos anões por goblins e wargs. Assim os anões tiveram que se unir com os Homens, os Elfos e as Grandes Águias. Durante a batalha Thorin foi ferido fatalmente, mas antes de morrer fêz as pazes com Bilbo, elogiando sua bravura e seu bom caráter. Suas últimas palavras foram:

"Se mais de nós dessem mais valor a comida, bebida e música do que a tesouros, o mundo seria mais alegre. Mas, triste ou alegre, agora devo partir. Adeus!"
Thorin recuperou a espada Elven de nome Orcrist durante a história. Ele usou-a durante quase toda sua aventura, porém quando foi pego pelo Rei Élfico da Floresta das Trevas, a espada lhe foi confiscada. Após sua morte, tal espada foi colocada junto ao seu corpo, (a Pedra Arken foi colocada em um túmulo próprio) de modo que sempre sua lâmina incandesceria azul de modo que os inimigos nunca se aproximassem da montanha de surpresa. Seu sucessor com Rei sobre a Montanha foi seu primo Dáin II, Pé-de-Ferro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário